Socializo com o eventual leitor o material que preparei e apresentei numa igreja batista em Campo Grande/MS para professores de Escola Bíblica Dominical, esses incansáveis e destemidos servos de Deus, nem sempre honrados, e tantas vezes reprimidos. Veja abaixo, com pequenas adaptações que fiz para este blog:
O que falar a professores quando se trata de Escola Bíblica Dominical (EBD):
- Fundamentos do ensino cristão;
- Pedagogia cristã;
- Administração da EBD;
- Desafios atuais.
Nosso objetivo neste momento:
Abordar os fundamentos do ensino cristão
Princípios bíblicos do ensino:
O ensino é um dom de Deus (Rm 12.7; Ef 4.11);
O ensino tem uma recompensa (Dn 12.3);
O ensino faz parte da obra do Espírito Santo (Jo 14.26);
O ensino é a vida normal da igreja (At 2.42);
O ensino é o propósito da Escritura (II Tm 3.16,17);
O ensino protege a igreja contra heresias (II Pe 3.17,18);
O ensino que provém de Deus leva a Deus (Jo 6.45);
O ensino respeita a inteligência do Ser Humano (Pv 1.1,2).
O que é a EBD
Escola
Popular
Universal
Metódica
Ministério pessoal
A EBD...
Não é só departamento, mas a Igreja em sua dimensão de ensino;
Concilia Mt 28.18-20 e Mc 16.15;
É espiritual e intelectual;
Busca fincar raízes no coração do aluno (ver Mt 13.6).
O ensino na Bíblia
O ensino no A.T.:
O ensino no A.T.:
Daniel e seus companheiros eram estudiosos (Dn 1.4,17,20).
Moisés foi informado pelos egípcios, mas formado por sua mãe (At 7.22; Hb 11.23-26).
A Lei de Moisés trazia (e traz) no Shemá a responsabilidade educacional dos pais (Dt 6.4-9), enquanto a palavra Torah, que traduzimos como "Lei", significa precisamente "instrução" (Rm 2.18-20).
Paulo disse que a Lei é “pedagoga” (Gl 3.24).
O Livro de Deuteronômio dá grande ênfase ao ensino (Dt 1.5; 31.9-13).
Os sacerdotes eram também professores (II Cr 15.3).
Houve um ensino institucional em Judá (II Cr 17.7-9).
Os Livros Sapienciais são conselhos dos sábios, figuras veterotestamentárias que costumamos esquecer, pois lembramos somente de reis, profetas, sacerdotes e juízes.
O Livro de Provérbios começa valorizando os dotes intelectuais (Pv 1.1-7).
O Livro de Eclesiastes é o Livro do Ensinador, embora chamemos o Eclesiastes de "Pregador".
Há Salmos que são classificados como "didáticos".
As escolas de profetas eram ambientes de formação de líderes na época de Samuel, e ainda de Elias e Eliseu. Havia transmissão de conhecimento.
Os profetas literários não ignoraram a Lei. Antes, estimularam um retorno à Lei.
O período do Exílio Babilônico foi o nascedouro das sinagogas, típicos lugares de ensino da Lei.
O período do pós-cativeiro foi rico em conhecimento da Escritura, tendo em Esdras seu expoente intelectual, porque ele se dispôs a estudar e ensinar a Palavra de Deus (Ed 7.10).
O avivamento narrado em Ne 8.1-8 não teve início em barulhos artificiais e meras emoções, mas com a simples leitura da Palavra de Deus, que produziu reformas importantes, mudança de atitude.
O ensino no N.T.:
As sinagogas podem ser comparadas a escolas bíblicas.
Jesus freqüentava assiduamente as sinagogas (Lc 4.16-20).
Jesus é Mestre (“Rabi”).
Jesus ensinava em diversos lugares;
Jesus ensinava tanto a multidões e pequenos grupos como a uma pessoa só.
Jesus empregava os métodos de parábola, exposição e diálogo.
O Apóstolos exerceram o ensino (Mc 6.30; At 5.21).
A Igreja Primitiva era uma comunidade de ensino (At 2.42; 5.42; 13.1):
Havia presbíteros ensinando (I Tm 5.17);
Havia pastor ensinando (I Tm 4.11; 6.3);
Estevão pregou ensinando (At 7.16-34);
Paulo e Barnabé ensinaram em diversas igrejas, tais como Antioquia (At 11.26), Éfeso (At 20.20,31), Corinto (At 18.11).
Paulo ensinou em Roma (At 28.31) e na escola de Tirano (At 19.9).
Paulo formou-se na escola de Gamaliel (At 22.3); fazia citações do A.T., manuseava fluentemente figuras de linguagem como alegorias, ilustrações, comparações, e detinha conhecimento vasto, abrangendo direito, filosofia, poemas não-cristãos.
Paulo usava de contextualização (At 17.16-34)
Dados históricos
A “Idade das Trevas” ou Idade Medieval coincidiu com o tempo em que a Igreja Católica Romana dominou o mundo e impediu o conhecimento da Escritura Sagrada. Não houve desenvolvimento cultural, econômico, social, científico, tecnológico nem político.
A Reforma Protestante (1517) foi um marco histórico mundial, e partiu do exame da Escritura, donde vieram princípios libertários que propiciaram o desenvolvimento de nações ocidentais, como a Inglaterra, a Suíça e a Alemanha.
Origem da EBD: começou com crianças pobres, na Inglaterra, e veio para o Brasil com o missionário e médico escocês Robert Reid Kalley.
A Reforma Protestante (1517) foi um marco histórico mundial, e partiu do exame da Escritura, donde vieram princípios libertários que propiciaram o desenvolvimento de nações ocidentais, como a Inglaterra, a Suíça e a Alemanha.
Origem da EBD: começou com crianças pobres, na Inglaterra, e veio para o Brasil com o missionário e médico escocês Robert Reid Kalley.
Conclusão.
A Igreja apenas colabora na formação das crianças e adolescentes.
A educação primordial é dever dos pais.
A Igreja é uma comunidade de ensino.
Devemos fazer discípulos, não somente alunos.
Temos a unção do Espírito para nos ensinar (I Jo 2.27).
O triste declínio da Escola Dominical em tantas igrejas evangélicas brasileiras é um claro indício de que o crescimento evangélico em nosso País não tem sido sustentável.
IMPORTANTE:
Não adianta a igreja exigir que a Escola Dominical dê certo se a comunidade como um todo não for um ambiente de ensino; se os pastores e outros líderes não entenderem que todas as reuniões são momentos de ensino; e não haverá sucesso pedagógico se o que o professor de EBD disser em classe, com base na Bíblia e na confissão da igreja, for contrariado pelos líderes, ao púlpito! Nenhuma gincana, nenhuma campanha, nenhuma iniciativa da administração da igreja atrairá alunos se esses aspectos não forem observados. A incoerência não é uma boa professora.
*Também tenho isso em apostila e "slides", podendo disponibilizá-los gratuitamente a quem quiser. Peço apenas que mencione a fonte, por gentileza, não pelo conteúdo - que é preponderantemente bíblico - mas pelo trabalho que tive para organizar isso. Espero que sirva de ajuda nessa desafiadora tarefa de ser professor de EBD em tempos de inanição espiritual.
Prezado Alex, gostaria que me auxiliasse sobre uma questão, se a souber. Certa feita, um palestrante de música em uma Igreja Batista, mencionou que, na história da igreja, houve muita resistencia dela para aceitar a EBD, inclusive com declarações de que àquilo era coisa do diabo e não se aplicaria na igreja. O irmão tem o conhecimento de alguma fonte à esse respeito?
ResponderExcluir(Prezo muito por repassar exemplos e comentários com com bases, por isto busco fontes)
Obrigado. Paz!
Paz do senhor
ResponderExcluirSou da igreja o Brasil Para Cristo de Sorocaba, seria possível passar esse conteúdo em slides?
Obrigado.
Deus te abençoe pela iniciativa.
e-mail: fabinhofbg@gmail.com
Fabio Souvenir
Gostaria que me mandasse este estudo em slide. Obrigada
ResponderExcluire-mail: deboraemarques@globo.com
gostaria de receber esse material por e-mail
ResponderExcluircaasacs@gmail.com