Ev.
Alex Esteves da Rocha Sousa
“serão
todos ensinados por Deus” (Jo 6.45).
Quais as características e competências que se deve esperar de um professor de escola bíblica dominical? Segue o esboço de uma apresentação que fiz na Assembleia de Deus em Bela Vista do Lobato (Salvador/BA), com a presença de irmãos de diversas congregações do Setor. Aqueles que ouviram a palestra certamente recordarão do que foi dito assim que lerem os tópicos, mas imagino que o esboço pode ser útil a qualquer interessado.
O professor de escola dominical:
1.
Deve ser crente em Jesus Cristo (Jo 3.7).
2.
Deve ser vocacionado e capacitado por Deus (Rm 12.7).
3.
Não precisa ser um mestre/doutor (Ef 4.11,12), mas deve estar
disposto a aprender com os mestres/doutores.
4.
Deve ser mais que professor – deve ser um educador/ensinador cristão (Mt
28.19,20).
5.
Deve ser ortodoxo – bem doutrinado (II Tm 2.2).
6.
Deve ser um “facilitador da aprendizagem” (Carl Rogers).
7.
Deve fixar objetivos.
8.
Não deve gastar tempo contando testemunhos pessoais ou ilustrações.
9.
Deve ler a lição.
10.
Deve preparar a aula, com um plano de aula redigido se isto o
auxiliar.
11.
Deve reconhecer que o elemento que mais atrai a atenção dos alunos
(principalmente jovens e adultos) é a percepção de que estão
aprendendo de fato.
12.
Deve empregar o método mais adequado para a classe e o conteúdo.
13.
Deve seguir o exemplo pedagógico do Mestre Jesus.
14.
Deve estar disposto a aprender sempre.
15.
Deve ser humilde para reconhecer o que ainda não sabe.
16.
Deve exercer liderança positiva.
17.
Não deve ensejar polêmicas ou revoltas.
Os alunos tendem a deixar classes em que as aulas são
“improdutivas, monótonas ou desinteressantes” (as palavras entre aspas são de Marcos Tuler no livro Abordagens e Práticas da Pedagogia Cristã - CPAD).
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