Dia desses ouvi uma manchete dizendo que Kaká alegara ser perseguido por sua fé em Jesus. A princípio, imaginei que ele pudesse estar exagerando. No entanto, ouvi sua resposta a um jornalista, numa entrevista coletiva, e entendi: segundo ele, o pai do jornalista, que vem a ser Juca Kfouri, o persegue por discordar de sua fé. Logo a reportagem disse que, em resposta, Juca Kfouri declarou apenas discordar de que Kaká faça "propaganda" religiosa por meio do futebol.
Não sei até que ponto a suspeita de Kaká procede, pois não conheço o contexto, mas ele me pareceu muito seguro do que dizia. Além disso, pergunto: por que o jogador não pode fazer declarações de fé em Jesus? Fazer propaganda de produtos do patrocinador é lícito, mas não é lícito falar de Jesus?
Usar a expressão "propaganda" no que toca à fé é muito complicado. Estamos na seara da liberdade de expressão e da liberdade religiosa.
Kaká não faz propaganda da Renascer, mas divulgação de sua fé. Isso é errado? Ele não pode usar seu prestígio e fama para mostrar ao mundo em que ele acredita?
Agora, uma outra questão, ainda mais profunda: percebo existir certa má vontade em relação a Kaká, sim, e complacência demasiada com outros jogadores. É como se Kaká fosse hipócrita por ser bom moço, e como se ele estivesse escondendo alguma coisa, como se não pudesse existir alguém tão "certinho".
Os jornalistas parecem gostar muito mais da briga de Adriano com a namorada, da confusão de Ronaldo com os travestis, da vida financeira conturbada de Romário. Esses mostram todo o seu potencial para a imprensa, enquanto Kaká leva uma vida sem graça: é cristão evangélico, membro da Igreja Renascer em Cristo, casou virgem, não costuma ser violento em campo e ainda por cima é o principal jogador da seleção brasileira de 2010. Que raiva muitos devem sentir! Querem falar mal e o que conseguem fica entre gozar da fama de bom menino ou criticar sua pretensão de ser correto.
Quanto ao fato de o rapaz ser membro da Renascer, que temos nós com isso? Eu mesmo discordo veementemente do evangelho do casal Hernandes, mas não tenho nenhuma dificuldade de acreditar que Kaká seja um autêntico seguidor de Jesus. Não podemos ser levianos e acusar o rapaz pelo rótulo.
2 comentários:
E parece que não é só o J Kfouri que não gosta dele. O juiz que apitou aquele jogo quando ele foi expulso... até agora tá entalado na goela de muito torcedor brasileiro!
Não gosto de propaganda de uma seita promovida por desportitstas, não obstante ser isto suportável. Insuportável é qundo este atleta se põe a falar com desprezo da fé alheia, sobretudo da fé da absoluta maioria dos brasileiros. Veja isto: “Para a galera que já tem Jesus... venha conhecer quem Deus é de verdade. Escute, porque é sobrenatural e Deus tem grandes coisas para nossa vida. Pare de ficar comendo bolachinha, enquanto Deus nos oferece um banquete... “http://www.adoreis.net/news.php?id=182
Esta "bolachinha", na verdade é o Corpo de N.S.J.C, sob as aparências do pão ázimo. Crer no poder de Deus, muito embora não possamos entender, é ter fé de verdade!
Postar um comentário