terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Quem será o próximo presidente dos Estados Unidos?

Os Estados Unidos têm a chance de eleger o seu primeiro presidente negro (Barack Obama), ou a sua primeira mulher presidente (Hillary Clinton), ou o primeiro mórmon (Mitt Romney). Antes havia na disputa um que queria ser o primeiro presidente italo-americano (Rudolph Giuliani), e outro que queria ser o primeiro presidente descendente de latinos (não recordo agora o nome dele). Concorrem ainda um herói da Guerra do Vietnã (John McCain), com grande possibilidade de ser indicado pelos Republicanos, e um pastor batista licenciado (Mike Huckabee). Será a oportunidade para se ver o inusitado na Casa Branca?
O inusitado eu creio que já foi visto. Os norte-americanos têm um presidente ex-alcoólatra, e, muito mais importante que isso, uma pessoa não elogiada por seus dotes intelectuais. Com efeito, circulam pela Internet vídeos, de brincadeira ou sérios, em que George W. Bush é apresentado como um idiota. Sim, muitos vêem nele um indivíduo sem inteligência, comandando a maior potência econômica e bélica do mundo. No período anterior eles tiveram um presidente diplomático, carismático e competente, mas que adulterou com uma estagiária e mentiu ao Parlamento sobre seu envolvimento com ela (Bill Clinton).
A verdade é que a pessoa vitoriosa em 04 de novembro de 2008 tomará importantes decisões para todo o planeta. Estão na mesa temas como a manutenção das tropas americanas no Iraque, o tratamento dado ao Irã, o processo de paz entre Israel e os palestinos, o tal do aquecimento global...Tudo isso passará pela mesa da Sala Oval da Casa Branca, e a última palavra será do presidente dos Estados Unidos.
Às vezes acho que o mundo inteiro deveria opinar numa votação dessas.

Um comentário:

Guilherme Pessoa disse...

Que ótimo texto e privilegiada visão política meu amigo Alex. Desse jeito, em pouco tempo voce será o Chanceller que esse país sempre sonhou!
Um grande abraço e sempre estarei por aki lendo seus textos.

Guilherme Pessoa
Manaus/Amazonas

Fale comigo!

Gostaria de estabelecer contato com você. Talvez pensemos a respeito dos mesmos assuntos, e o diálogo é sempre bem-vindo e mais que necessário. Meu e-mail é alexesteves.rocha@gmail.com. Você poderá fazer sugestões de artigos, dar idéias para o formato do blog, tecer alguma crítica ou questionamento. Fique à vontade. Embora o blog seja uma coisa pessoal por natureza, gostaria de usar este espaço para conhecer um pouco de quem está do outro lado. Um abraço.

Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

Arquivo do blog

Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.