Em que consiste o pecado original? Será que o pecado de Adão e Eva consistiu na relação sexual, como ensina a Igreja Romana? Será que houve um enlace sexual entre Eva e a serpente, como ensinam alguns? Ou será que o pecado foi tão-somente a desobediência a uma regra desprovida de um sentido próprio?
Creio que existe uma solução mais apropriada para isso. A árvore do conhecimento do bem e do mal ou da ciência do bem e do mal é uma árvore ética, pois o bem e o mal têm relação com a ética, assim como o certo e o errado. Desse modo, quando Deus permitiu ao Homem comer de toda árvore menos da árvore do conhecimento do bem e do mal, Ele os estava incentivando a buscar a ética divina em vez da ética humana. Antes do pecado, Adão e Eva eram alimentados pela ética divina, tinham total dependência em relação a Deus, não faziam escolhas pessoais, nada faziam sem consultar a Deus. Com a tentação, eles imaginaram que Deus os estaria privando de uma condição mais elevada, a qual, em sua concepção, poderia ser alcançada por meio da independência, da emancipação.
O que Adão e Eva quiseram? Eles quiseram ser como Deus, sabendo o bem e o mal (Gn 3.5). Eles estavam preocupados em ser deuses, e para isso quiseram se apropriar de um conhecimento que não lhes pertencia. Por isso eu digo que a árvore proibida era uma árvore ética, uma vez que seu fruto oferece ao homem a suposição de que pode viver como se Deus não existisse - aliás, não é esse o conceito de secularismo, viver como se Deus não existisse?
Portanto, todas as vezes em que alguém prefere o pecado em detrimento de Deus ele está dando um grito de independência, dizendo que pode construir sua ética pessoal, e que suas escolhas o levarão a algum lugar seguro.
Em contrapartida, o Evangelho apresenta a Jesus Cristo como Aquele que conhece ao Pai, e que conduz o Homem a Deus, sendo Ele mesmo o próprio Deus. Jesus conhece a vontade divina, Ele a cumpriu cabalmente, Ele é o Verbo, a Palavra de Deus personificada. Jesus veio mostrar que toda ética pertence a Deus, e que é impossível descobrir o caminho certo à revelia do Criador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário