segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Dias de postagens escassas

Para você que eventualmente acompanha o que escrevo aqui, preciso dizer que nestes dias acabei escrevendo pouco, talvez porque, em gozo de férias de uma semana, me acomodei em casa, procurando outros "afazeres".
Além disso, creio que preciso ler mais. Estou com vários livros para ler, como um do Rev. GUILHERME KERR, intitulado O Cânon do Velho Testamento (não é o cantor, mas seu avô). O livro data de 1952, é bastante técnico, como um bom livro de teologia. Mas, por enquanto, não posso fazer resumo, resenha nem qualquer observação, já que ainda não terminei de ler.
Também preciso ler dois livros do chinês WATCHMAN NEE, emprestados por dois irmãos de minha igreja. Já faz tempo que estou com essas obras, e ainda não consegui lê-los. Há anos, li A liberação do Espírito, mas naquela época eu não tinha um juízo crítico apurado, nem conhecimento suficiente. O mesmo ocorreu quando li A Quarta Dimensão, do coreano DAVID (PAUL) YONGGI CHO. Bem, os livros que me foram emprestados foram O Poder Latente da Alma e A Vida que Vence.
Há ainda um outro livro emprestado por um irmão da igreja, escrito pelo ex-padre, já falecido, ANÍBAL PEREIRA REIS, que dedicou, me parece, todas as suas obras no combate às heresias da Igreja Romana, como o papismo. O livro chama-se A Bíblia Traída, publicado no final da década de 1970, onde ele ataca a Tradução na Linguagem de Hoje, editada no Brasil numa união entre o Romanismo e a Sociedade Bíblica do Brasil. Li apenas uma parte, mas quero ler o restante, se Deus quiser.
Fora os livros que tenho que ler, preciso preparar a mensagem para um congresso de jovens de minha igreja, que ocorrerá em setembro numa das congregações de um dos dezoito setores de nossa denominação em Campo Grande/MS. Falarei sobre alguns conceitos fundamentais da Salvação. Estou empolgado com esse trabalho.
Prossigo, ainda, na faculdade de Teologia, onde estamos estudando neste período duas matérias, a saber: Teontologia (Teologia Sistemática) e Hebreus e Tiago (Teologia Bíblica). Teontologia é a seção da Teologia Sistemática que estuda o Ser de Deus, Seus atributos, a Revelação Geral e a Revelação Especial, os vários argumentos usados como "prova" da existência de Deus, a Trindade. Para estudar algo acerca disso, comprei dois livros de Teologia Sistemática, um do CHARLES HODGE e outro do WAYNE GRUDEM, ambos usados, com ótimos preços e em bom estado de conservação!
Ah! No curso de Teontologia, o professor VALDECI dividiu a turma em grupos de cinco pessoas, que estudariam um argumento em prol da existência de Deus. Meu grupo ficou com o Argumento Místico, de uma anglicana chamada EVELYN UNDERHILL (1875-1941). Eu nunca tinha ouvido falar dela, e isso constituiu um desafio e tanto, mas graças a Deus o trabalho foi apresentado, acredito que o pessoal gostou, e fiquei com o desejo de aprender mais sobre esse tal Argumento Místico e o Misticismo Cristão (HODGE dedica muitas páginas de seu livro para descrever e refutar as bases do Misticismo Cristão).
Com a Teologia de Hebreus, temos visto muito sobre perseverança. Amanhã deveremos adentrar à Epístola de Tiago. O professor Hélio, vindo de Goiânia, foi um verdadeiro achado da FATHEL, um excelente e experimentado professor.
Tenho também obrigações domésticas, como a que desempenharei daqui a pouco, levando meu sogro para uma consulta médica. É assim. Vamos conduzindo as coisas, tentando organizar as tarefas, sempre querendo ler aquele livro, refletir sobre aquele assunto, cumprir aquele objetivo, realizar aquele sonho...
Para terminar, digo que às vezes me vem a idéia de que o blog é um "ministério" infrutífero, porque não sou conhecido, e não sei qual o público que está lendo os textos. No entanto, no dia em que eu estava mais triste por causa de um problema que traz isso à tona, e exatamente no instante em que conversava com minha esposa a respeito disso, recebi um e-mail de um irmão de Brasília-DF em que dizia ter encontrado nosso texto sobre o "manto profético" a partir de uma pesquisa na Internet; e ontem mesmo recebi um segundo convite de um blog coletivo para enviar meus textos, porque os irmãos sentiram que eu poderia contribuir de algum modo.
Dessa forma, na condição de pequeno servo, não posso enterrar meu único talento. Não quero e não devo soterrar o dom que o SENHOR me concedeu. E, nessa empreitada, conto com o eventual leitor.
Abraço,
Em Cristo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Alex, é isso ai nao ache que o ministerio da Palavra - pregar, propagar, ponderar no Poder do Espirito seja infrutifero; principalmente pq a maior bençao da web é justamente o maior paradoxo: aberto o tempo todo para todo e qualquer ter acesso, goste ele ou nao. Por isso vamos lá continue! Pr. Sidney

Anônimo disse...

Alex, Dei uma lida em seu texto e achei muito interessante.
Gostaria de saber, se você tem o Livro "A Bíblia Traída", estou atrás deste a muito tempo, mas não consigo em lugar algum.
Se souber de alguém afim de vendê-lo me avise por favor, meu e-mail é felipe.morrone@asystsudamerica.com .
Obrigado!

Abraço!

Felipe Morrone

Anônimo disse...

AMADO IRMÃO!! EU TB ESTOU CURSANDO TEOLOGIA AQUI NA BAHIA, VC PODERIA ME ENVIAR SEUS COMENTÁRIOS SOBRE A TEONTOLOGIA SISTEMÁTICA? TB GOSTARIA DE COMPRAR A BIBLIA TRAIDA, ONDE ENCONTRAR??
ABRAÇOS EM CRISTO
MEU EMAIL : MARIACVDIAS@HOTMAIL.COM
TENHO 50 ANOS E ESTOU RECOMEÇANDO ..
DEUS TE ABENÇÕE ABUNDANTEMENTE.

Alex Esteves da Rocha Sousa disse...

Irmã Maria Dias,
Achei agora o livro "A Bíblia Traída" no "site" www.edicoescristas.com.br, da Edições Cristãs Editora Ltda. Custa R$19,00. Não lembro se foi nessa editora que achei vários livros do Pr. Aníbal Pereira Reis, creio que sim. Já havia informado isso por e-mail ao irmão Felipe Morrone, que também se interessou pela obra.
Quanto à Teontologia, preciso saber o que especificamente a irmã gostaria de saber.
Em Cristo,
Ales.



Fale comigo!

Gostaria de estabelecer contato com você. Talvez pensemos a respeito dos mesmos assuntos, e o diálogo é sempre bem-vindo e mais que necessário. Meu e-mail é alexesteves.rocha@gmail.com. Você poderá fazer sugestões de artigos, dar idéias para o formato do blog, tecer alguma crítica ou questionamento. Fique à vontade. Embora o blog seja uma coisa pessoal por natureza, gostaria de usar este espaço para conhecer um pouco de quem está do outro lado. Um abraço.

Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

Arquivo do blog

Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.