terça-feira, 12 de agosto de 2008

Quantas mentiras mais?

Como eu disse numa postagem anterior, assisti pela TV à abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008. Uma das apresentações foi a de uma cantora-mirim, que teria sido escolhida dentre mil candidatas.
Hoje, ficamos sabendo que a menina que apareceu cantando para bilhões de pessoas no mundo todo não era a dona da voz, porque a verdadeira cantora foi considerada feia pelos organizadores da parte musical. Assim, ganhou fama uma menina bonitinha e teatral, mas sem a bela voz da que foi considerada feia. A explicação? Os chineses queriam oferecer ao mundo uma imagem "perfeita" de seu País. Isso é puro orgulho, vaidade, soberba, arrogância, chamemos como quisermos, pois há muitos substantivos apropriados.
Esse episódio - que não respeita os sentimentos de uma simples menina, e que não respeita os bilhões de espectadores - mostra bem o que a China parece ser: uma nação demasiadamente preocupada com as aparências, como tem sido durante os Jogos: maquiagem tamanha que faz com que até mesmo as copas das árvores sejam pintadas de verde, a fim de parecerem mais viçosas...
Espetáculo assombroso, tecnologia de ponta, disciplina impecável, treinamento para demonstrar felicidade...tudo é feito para que o mundo pense que a China é absolutamente ideal, um País maravilhoso, lindo, exuberante, que não só inventou o papel, o macarrão, a bússola, os tipos móveis de impressão - quê mais? -, como também tratou de se tornar uma grande potência em todos os sentidos...
Mas, vendo esse episódio da menina cantora que não era cantora, penso comigo que mentiras mais as Olimpíadas de Pequim estariam escondendo. Fico com receio só de imaginar que elas poderiam ser descobertas ao longo dos Jogos. Afinal, quem mente em coisas pequenas, com certeza mente em todo o resto.
Para informações sobre o fato que deu "inspiração" ao texto, leia:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Noticias/0,,MUL720789-9823,00-ESTETICA+FEZ+DIRETOR+MUSICAL+ESCALAR+FALSA+CANTORA+NA+ABERTURA+DOS+JOGOS.html

Nenhum comentário:

Fale comigo!

Gostaria de estabelecer contato com você. Talvez pensemos a respeito dos mesmos assuntos, e o diálogo é sempre bem-vindo e mais que necessário. Meu e-mail é alexesteves.rocha@gmail.com. Você poderá fazer sugestões de artigos, dar idéias para o formato do blog, tecer alguma crítica ou questionamento. Fique à vontade. Embora o blog seja uma coisa pessoal por natureza, gostaria de usar este espaço para conhecer um pouco de quem está do outro lado. Um abraço.

Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

Arquivo do blog

Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.