quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A "zona de conforto" é perigosa*

Não sei se isso se deve ao meu temperamento, mas não aprecio a postura de ficar o tempo inteiro "jogando panos quentes", "tapando o sol com a peneira". Creio que os problemas precisam ser diagnosticados em sua inteireza, para serem enfrentados de verdade.Refiro-me especialmente aos dilemas da Igreja e de igrejas. Não sei por que tem gente que gosta de ficar ajeitando as coisas, achando um meio de conciliar o inconciliável, explicar o inexplícável, justificar o injustificável. Isso leva a transigir demais!Trata-se da "zona de conforto", expressão que o pessoal da Psicologia emprega para se referir a uma situação emocional livre de conflitos. Só que os conflitos existem. As pessoas que buscam arredondar o mundo têm que transigir com seus princípios ou flexibilizar demais. Eu não quero isso. Não fui chamado para isso. Quando se trata de Cristo, sou radical. Não faço questão de ser político, de "ficar bem na fita", de "não queimar meu filme", de estar bem com todo mundo. Quero estar bem com Jesus.Precisamos hoje de pessoas que não se preocupem em ficar bem com todo mundo, pois essa pretensão é diametralmente oposta ao que Jesus e os discípulos fizeram, indo contra a correnteza. Deus está com a minoria, será que não dá para ver isso?Parece que muita gente ainda não entendeu que o Evangelho da Cruz contém renúncia, sacrifício, sofrimento, auto-negação, talvez a morte. Foi esse Evangelho que eu aprendi desde pequeno. E, por pior que seja admitir isso, vejo que nossos maiores inimigos certamente estarão vestidos de ovelhas.
* Artigo também publicado em www.ultimato.com.br no espaço Palavra do Leitor.

Nenhum comentário:



Fale comigo!

Gostaria de estabelecer contato com você. Talvez pensemos a respeito dos mesmos assuntos, e o diálogo é sempre bem-vindo e mais que necessário. Meu e-mail é alexesteves.rocha@gmail.com. Você poderá fazer sugestões de artigos, dar idéias para o formato do blog, tecer alguma crítica ou questionamento. Fique à vontade. Embora o blog seja uma coisa pessoal por natureza, gostaria de usar este espaço para conhecer um pouco de quem está do outro lado. Um abraço.

Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

Arquivo do blog

Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.