Percebo que algumas expressões se repetem com frequência não recomendável na redação de jornais. Algumas delas são as seguintes: "simples assim", "a conferir" e "tudo somado".
"Simples assim" parece frase de propaganda de produto tecnológico. "A conferir" é coisa de analista político, e "tudo somado" é a muleta própria de quem faz uma análise e depois vai dar um veredicto.
As muletas e lugares-comuns podem facilitar a vida dos jornalistas e comentaristas, mas empobrecem o texto, contribuem negativamente para a estética literária e sugerem que o escritor não escreve muito bem, não tem grande criatividade.
Eu também uso as chamadas "muletas", como "por oportuno", "com efeito", "de fato", mas seu emprego pode dar uma ideia de consequência, lógica, ocasião. Mesmo assim, a utilização exagerada sempre é inconveniente.
Reconheço que alguns jornalistas de renome, que escrevem para grandes jornais todos os dias, não devem ter muito tempo para pensar no estilo. Todavia, fica aqui essa reflexão.
2 comentários:
Perdoe os jornalistas! A gente ouve tanto certas frases e chavões que acaba repetindo e usando mesmo inconscientemente. Pega mesmo!
Bom, eu não sou jornalista mas fica a dica para as minhas postagens!
Postar um comentário