Há coisas que escrevo porque não posso falar. Coisas que, se eu tivesse um microfone ou uma tribuna, sairiam de minha garganta como numa explosão. Às vezes, quando posso, quando sou convidado, exerço meu direito de dizer algumas verdades, aquelas verdades que muita gente gostaria de dizer se tivesse um microfone ou uma tribuna.
Basicamente tudo neste blog são ensaios. Seja em teologia, seja em crítica à Igreja brasileira, seja em política ou sociedade, quase tudo que escrevo é ensaio. Há alguns estudos bíblicos, alguns artigos um pouco mais técnicos, e até poemas e outros textos literários. Mas o que faço aqui é principalmente ensaiar.
Gostaria de ser um pesquisador teológico, mas ainda não posso fazê-lo, ou não me debrucei sobre isso. Uma pesquisa (monografia, dissertação, tese) requer metodologia científica, cronograma, revisão bibliográfica e orientação acadêmica, coisas que realmente não pude fazer ou receber na área de teologia, pelo menos por enquanto.
Sendo assim, vou escrevendo ensaios. Há muito o que dizer, muito o que pensar.
Noto que as pessoas hoje não querem ler nem estudar. Os crentes têm sido alvo de pregadores sensacionalistas, vazios, que não têm alimento sólido, tampouco o "leite racional" de que Paulo trata. As pessoas vão se acostumando ao nada, ao doentio, ao escasso, ao vazio.
É grande a necessidade da Igreja brasileira. Há grande confusão na mente de muitos e muitos "evangélicos".
Tenho pena desse povo errante, e por isso escrevo as coisas que queria falar. Se alguém ler, se um só ler, já terei conquistado um prêmio.
Há uma diferença que separa a minha pequena figura desses portentosos pregadores - enquanto eu ensaio, eles estão prontos; enquanto eu pergunto, eles respondem; enquanto eu critico, eles oferecem um pacote completo de promessas e afazeres.
Mas prefiro continuar ensaiando. Meus tubos de ensaio são pequenos e frágeis, mas meu jaleco permanece branco, graças a Deus.
2 comentários:
Alex,
depois que a gente se acostuma com o estilo de uma pessoa, vamos aprendendo a nos deliciar com os seus textos ou ensaios. E nos identificamos mais e mais.
Parabéns, também sou assim. Só nao sei se o meu jaleco está tão branco assim, pois sou meio desastrado!! hehehe
Um abração para você e sua família abençoada,
Roger
josecvitorino, como falta na igreja pessoas que falem a verdade como elas devem ser, vejo demais informações errôneas na igreja dita de JESUS, não a de YESHUA,irmão as denominações estão lotadas de gente que não busca a verdadeira face do SENHOR criador, elas buscam palaavras de consolo para serem vistas pelos homens, veja quanta vergonha a igreja esta fazendo através da politica, supostos evangélicos se envolvem na politica para alcançar status nesta sociedade corrupta, leia irmão ou irmãos que lerem este desabafo ISAMUEL cap 8 e 12, o que aconteceu com o povo de ISRAEL, cairam nas mãos de Saul e mais através de JOSÉ, o povo ficou escravo no egito por 400anos, filho da prost. de seu pai JACÓ com RAQUEL, porque ele ja era de LIA, e de LIA DEUS levantou MOISéS para libertar o povo escravo
Postar um comentário