Hoje, às 18h, recebi a notícia de que o Pr. Aristóteles Bispo passou para a eternidade, com 98 anos. Sergipano, foi um dos pioneiros das Assembleias de Deus no Estado da Bahia, tendo fundado 29 templos. Foi ele quem batizou nas águas o Pr. João Evangelista de Jesus, que tem 80 anos de idade, e que foi o pastor que me apresentou quando bebê.
O Pr. Aristóteles fez parte de minha infância. Fui visitá-lo umas duas vezes com a minha mãe quando criança, à época em que sua primeira esposa ainda era viva. Ele fora levado a Alagoinhas/BA pelo seu amigo Pr. João, meu pastor naquele tempo - e que ainda hoje considero muito, bem como ao seu genro e também pastor (agora em Feira de Santana/BA), Joeser Cruz Santana.
O Pr. Aristóteles Bispo sofreu uns problemas de saúde que o deixaram recolhido a uma cama e a uma cadeira de rodas por muitos anos. Mesmo assim, não deixou de ser uma referência para todos quantos o conheceram.
Meu pastor atual, Dionísio Barbosa, aqui na Ribeira, em Salvador/BA, também foi batizado pelo Pr. Aristóteles, e fora visitá-lo em setembro do ano passado. Eu mesmo fora à casa dele no final de 2008, junto com a minha esposa, minha mãe e minha filha. Conversamos somente com a irmã Maria Moreira, esposa do Pr. Aristóteles, pois ele mesmo já não mais interagia como antes. Todavia, ali estava ele.
Amanhã deverei participar, ali em minha cidade natal, do ofício fúnebre. Mas não será um momento de desespero: temos a palavra da consolação e da esperança, registrada em I Ts 4.13-18.
Além disso, devemos louvar a Deus pela vida de um homem que desenvolveu uma carreira evangelística pioneira e repleta de dificuldades, a ponto de, segundo a minha mãe, ter que redigir os próprios folhetos que iria distribuir.
Penso no texto de Hb 13.7, que diz:
"Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé" (NVI).
É isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário