Outro dia, na esteira das notícias sobre o menino baiano que teve cerca de 30 agulhas introduzidas em seu corpo por seu padrasto, vi trechos de uma entrevista com o famoso espírita Divaldo Franco, no programa Bahia Meio-Dia, da Rede Bahia (Globo). Logo imaginei o que aconteceria...
Ao ser perguntado sobre o que poderia ter causado aquele episódio sinistro, o suposto médium disparou: "Ninguém é vítima", e afirmou sem peias que, seguramente, em outra vida, aquele menino devia ter feito algo muito ruim - isso foi dito por ele em outras palavras, mas foi isso mesmo.
Ora, sei que deve haver um expressivo número de espíritas e simpatizantes do Espiritismo aqui no meu Estado. Todavia, com todo o respeito às crenças de quem quer que seja, tenho convicção de que aquele menino nada tem que ver com o crime bárbaro que seu padrasto confessou ter cometido. A medida da responsabilidade penal eu não posso aferir: se o agente ou o grupo de agentes pode ser responsabilizado ou se padece de alguma enfermidade mental que o impede de ter o necessário discernimento. Mas o que sei é que a frase do Sr. Divaldo Franco, pondo a culpa no espírito que habita o corpo perfurado da criança, me causou ojeriza.
De fato, se os kardecistas alegam acreditar na Bíblia, como efetivamente afirmam, deveriam saber que depois da morte segue-se o juízo, e que ao homem está ordenado morrer uma única vez (Hb 9.27). Bem por isso, não existe a reencarnação dos kardecistas nem o renascimento dos hindus.
Além disso, na história verídica do cego de nascença curado por Jesus, os discípulos, talvez sob a força de antigas crendices espiritualistas, perguntaram quem teria pecado, o próprio cego ou seus pais, para que nascesse com aquela deficiência. Jesus sabiamente respondeu: "Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus" (Jo 9.3 - veja todo o capítulo 9).
É muito conveniente usar a Bíblia ao bel-talante do intérprete. Ficam os espíritas com as partes "agradáveis" das Escrituras, com aquelas palavras que lhes parecem mais adequadas à sua doutrina, criada por um homem do Séc. XIX. Mas, quanto àquelas passagens contrárias aos seus ensinos, dizem, espertamente, que não passam de adulteração feita pela Igreja Católica.
Seria mais coerente os espíritas rejeitarem a Bíblia "in totum", para não caírem nas contradições em que sempre tropeçam. Só que, sem a Palavra, que expressa a perfeição em Cristo, não há evolução - digo, Salvação.
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