sábado, 26 de janeiro de 2008

"Compreendes o que vens lendo"?

A pergunta feita por Filipe ao eunuco etíope deve ser feita muitas vezes aos crentes brasileiros: você entende o que lê (At 8.30)?
Filipe não achava que o eunuco fosse analfabeto. Apenas perguntou se ele entendia o que vinha lendo. O eunuco demonstrou que não entendia, pois lhe faltava um professor ou companheiro que o ajudasse a interpretar o texto. Por isso, não sabia se o profeta Isaías falava de si mesmo ou de outra pessoa no texto que conhecemos como Is 53.7,8(ver At 8.32-34).
Por outro lado, muita gente não entende o que lê na Bíblia. Estou me referindo especialmente a evangélicos. Não creio que isso se deva somente à dificuldade das traduções, nem aos termos técnicos da Escritura, nem ao desconhecimento dos critérios de interpretação. Creio que o problema do analfabetismo funcional atrapalha a fé de muita gente, pois analfabeto funcional é justamente aquele que lê e não entende.
Certo dia assisti no Fantástico, da Rede Globo, a curiosa e triste reportagem sobre um homem na cidade de Serra-ES que se autodenominou pastor e que tomou a mulher de um de seus pobres seguidores, com base supostamente em Os 3.1 ("Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera...").
O repórter, apenas pelo simples método de interpretação textual que aprendeu na escola, utilizando o critério de interpretação literal dos mais elementares, observou que a palavra ali era "adúltera", enquanto o homem lia "adultera". Pronto, estava desfeito o fundamento da "igreja" daquele pastor autopromovido, e tudo por causa de um acento gráfico, cujo desprezo havia transformado um adjetivo num verbo, e bagunçado a vida de um casal - também é certo que nesse caso há mais do que assassínio da gramática.
Admito que esse exemplo não é dos mais adequados em termos de ilustração do que se passa nos arraiais evangélicos, porque o sujeito era auto-intitulado pastor de uma meia-dúzia de adeptos. Mas há exemplos entre nós, como o do irmão que não misturou cal na argamassa para construção do templozinho da igreja porque em Ez 22.28 está escrito que os profetas faziam reboco de cal não adubada e Deus os rejeitou! Creio que esse exemplo é bastante bizarro.
Fico pensando em como isso é grave. Muitas e muitas pessoas levam uma vida cristã à base de textos mal lidos. Será que não nos preocupamos com isso? Será que essas pessoas conseguem valorizar os bons expositores bíblicos, os homens sérios, quando deparam com eles?

Nenhum comentário:



Fale comigo!

Gostaria de estabelecer contato com você. Talvez pensemos a respeito dos mesmos assuntos, e o diálogo é sempre bem-vindo e mais que necessário. Meu e-mail é alexesteves.rocha@gmail.com. Você poderá fazer sugestões de artigos, dar idéias para o formato do blog, tecer alguma crítica ou questionamento. Fique à vontade. Embora o blog seja uma coisa pessoal por natureza, gostaria de usar este espaço para conhecer um pouco de quem está do outro lado. Um abraço.

Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

Arquivo do blog

Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.