terça-feira, 9 de setembro de 2008

Silas Malafaia fala de sua relação com René Terra Nova

No programa do dia 06 de setembro de 2008, o Pr. Silas Malafaia, da Assembléia de Deus da Penha-RJ, e conhecido pregador de televisão, respondeu aos e-mails que lhe perguntam se ele é da Maçonaria ou do movimento G-12. Com seu estilo verborrágico bem característico, o pastor disse que não é da Maçonaria nem do G-12, e, quanto a René Terra Nova, líder desse segmento no Brasil (agora M-12), disse que apenas sabe conviver com pessoas que pensam diferente, e que o René Terra Nova é tão homem de Deus quanto ele, Silas Malafaia, ao passo que, segundo ele, ambos podem andar juntos sem mudar uma vírgula daquilo que pregam.
O Pr. Silas Malafaia reduziu as suas diferenças para com o G-12 a uma distinção de método, e pôs sua comunhão com René Terra Nova no mesmo nível de relacionamento que tem com batistas e presbiterianos, que, diz ele, aceita como irmãos, embora creiam no "uma vez salvo para sempre salvo" e na predestinação. Dito de outra forma, para o Pr. Silas Malafaia essas correntes teológicas dos batistas e presbiterianos, que são igrejas ortodoxas, estariam no mesmo patamar do ensino do G-12, reduzido, digo mais uma vez, a uma questão de método diferente.
Eu fui uma das pessoas que questionaram a atual postura do Pr. Silas Malafaia, e precisamente quanto à sua participação na Conferência Profética Passando o Manto, ocorrida em julho deste ano, com a presença de Morris Cerullo, Valnice Milhomens, Fadi Faraj, René Terra Nova, Mike Murdock, dentre outros. O Pr. Silas foi ali como preletor, não estava ali por simples amizade e espírito de boa convivência. Sobre isso eu fiz um texto na época, que você pode ler aqui neste blog, procurando no arquivo no mês de julho.
Antes de continuar, leia o e-mail que enviei agora para o Pr. Silas Malafaia:
"A resposta do senhor quanto ao G-12 demanda considerações: uma coisa é se relacionar com os diferentes, e outra coisa é pactuar de eventos patrocinados por eles, como a tal Conferência Profética Passando o Manto, com gente como Valnice Milhomens, Fadi Faraj, René Terra Nova e Morris Cerullo, sem falar em sua ligação com Mike Murdock, cujo livro "A Lei do Reconhecimento" possui conceitos sumamente gnósticos e de religiões orientais. O senhor tem realmente mudado seu discurso quanto à Teologia da Prosperidade, eu não duvido daquilo que o senhor é, nem de sua história, mas seu discurso atual é realmente distinto do que marcou sua trajetória tão destacada entre nós evangélicos. Quem pensa diferente do senhor não é necessariamente moleque nem imaturo, não está necessariamente pecando ou falando mal de sua reputação. O fato é que o senhor tem, sim, exaltado um tipo de evangelho que exalta demasiadamente a questão do dinheiro, e contra isso não adianta levantar a voz em frases fortes e adjetivos agressivos".
Ora, ninguém acharia ruim se o Pr. Silas Malafaia nutrisse amizade com René Terra Nova ou com quem quer que fosse, mas "andar com ele", participar de eventos "evangélicos" com ele, usar o mesmo púlpito que ele, isso já é demais. O M-12 não é bíblico, e não se trata somente de um método, mas de um movimento espúrio que aglutina heresias como a regressão e o perdão a Deus, por exemplo, sem falar no próprio enaltecimento do método dos 12 como tendo sido revelado por Deus para esta época, ou na consagração de apóstolos.
É triste ver que o Pr. Silas Malafaia, que durante toda a sua carreira falou tanto e de tanta gente, nome por nome, agora fica tão irritado diante das críticas que lê a seu respeito, ou de simples perguntas de pessoas tolas como eu. É estranho admitir que um de nossos principais líderes evangélicos tem ingressado na seara que ele mesmo combateu e diz combater até hoje.

13 comentários:

juberd2008 disse...

Caro Alex,

Silas Malafaia, realmente teve uma postura ambígua em relação ao seu posicionamento anterior quando combatia o G12. Parabéns pela iniciativa da postagem.

Graça e Paz.

berginho disse...

Alex, calma camarada, se voce não tem condições de caminhar com a adversidade de pensamento fique na sua. não fique triste com o crescimento dos outros, seja g12,g29 ministerio disso ou daquilo alegre-se com as almas que estão se convertendo e deixa que Deus faça a parte DEle, de juiz, pois Ele somente Ele pode discernir se estamos ou não enganados com os nossos metodos. não precisamos meu bom homem brigar entre nós. prepare mensagens e coloque no seu blog e voce verá que terá resultados positivos. abraços

claudio pimenta disse...

tambem mandei um email para ele e a resposta veio pela tv

questionei tambem a venda da biblia do milhao (batalha espiritual e vitoria finamnceira0 do hereje morris cerulo

como ele ainda contia vendendo isso ?

Anônimo disse...

Caros irmãos

gostaria de ressaltar q Deus é Deus.

Se vcs gostarem ou não continua sendo Deus...

Tem todo o poder, inclusive poder de paralizar a visão g-12, m-12, Malafaia ou qualquer outra que surja, se esta tiver pregando pecado e heresias contra Deus.

na biblia diz que " A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. (I cor. 1:8)

A Visão prega a menssagem da cruz e tem crescido e levado as pessoas ao arrependimento genuino.

Só quem convence o homem da justiça do pecado e do juiza é o senhor.

O TRISTE NAUM É MUDAR DE IDÉIA E SIM NÃO TER IDEIA PARA MUDAR!

se Deus desaprovasse a visão já teria minado todos seus apregoadores, e apostolos enfim...

porem acima de apostolos eles são profetas e trazem a voz de Deus para o povo.

ao contrario do anteriormente citado Deus não tem desaprovado a visão e nem acabou com ela, mas tem feito crescer e prosperar em graça e conhecimento, e prosperidade, sendo estes respaudados pela palavra de Deus!!!

Jean Carlos disse...

"a regressão e o perdão a Deus"

Mas este povo parece papapagaio... vivem repetindo a mesma coisa sem antes pesquisar se isto é verdade!

Pois regressão não existe no encontro, simplesmente tem um momento para a pessoa relembrar de seu passado e sondar seu coração, para que aonde foi cometido algum pecado, possa lembrar e pedir perdão! Mas em nemhum momento existe regressão pois num tem nimguem entrando em "Transe" ou "Hipnose" meu pastor é formado em Psicologia e sabe muito bem a diferença e sabe q a Hipnose é brecha para o Diabo e se existi-se isto no encontro ele não seria 12!

E "perdão a Deus" é uma forma de se expressar pois Deus numca pecou para ser perdoado, e se tive-sem ouvido a ministração inteira teriam percebido que existem muitas pessoas que guardão rancor sobre um parente ou pessoa proxima que faleceu e colocam a culpa em Deus e lá é ensinado a pessoa se liberar deste rancor para que Deus possa entrar na sua vida! Para que a pessoa possa entender os planos de Deus que apesar de ser "100% Perfeito e Agradavel", nem à todos "olhos humanos" aparenta ser!

Claudio M P - BHTE disse...

""Só quem convence o homem da justiça do pecado e do juiza é o senhor.""

é a trindade ai acabou se resumindo no senhor... Quem convence o homem da justiça e do pecado é o Espirito Santo.

Para os menos desavidos, procure ler mais a bíblia, e voces verão que os movimentos são heréticos, pois anulam o que Cristo fez na cruz pela homem, aquele que é convertido a ser um novo homem, recebendo a purificação e justificação através de Jesus o Cristo, não tem que ir a "encontros" ou ficar escrevendo pecados em papéis para ser livres.

Em relação a que o pastor Silas colocou a respeito dos Batista, tem é que entender o que a bíblia diz, cremos dessa forma por que estamos falando de pessoas que foram lavadas e remidas no sangue de Jesus, Ramanos 8 nos diz: PARA os que estão em Cristo nenhuma condenação há... .

Estamos perto do fim, onde tudo se cumprira, não pensam os senhores que Deus irá interferir naquila em que foi predito pelas escrituras, os escandalos terão que vir, a apostasia também. Leia mais sobre seitas e heresias e falsas doutrinas para que a verdade da palavra de Deus possa verdadeiramente libertá-los.

Lembre-se o ANTICRISTO esta a porta

Unknown disse...

Alex, meu irmão em CRISTO.A palavra de Deus diz que "pelos frutos é que conhecemos a arvore.E tanto o pastor Silas quanto o AP. Renê dão muitos frutos e frutos fieis .São grandes homens de Deus !!!!.eu fui nesse congresso de Porto Seguro 2010 (RESGATE DA NAÇÃO)e quero te dizer que muitas coisas tocaram meu coração e uma delas foi o abraço do Rene e do Silas,todos nós sentimos uma unção tremenda.Eu tenho 20 anos de conversão,fui membro durante 15 anos da igreja de Nova Vida a qual continuo amando e amo tambem os batista os assembleianos porque aolongo dessa caminhada fiz amigos de todas as denominações.As barreiras precisam ser quebradas se nós irmãos em Cristo estivermos divididos não alcançaremos esta nação."reino dividido não subexiste".perdoe-me mas discordo de vc,sem querer te magoar, acho que vc esta sendo tomado por um sentimento de religiosidade. vc lembra do questionamento dos discipulos de João Batista a cerca de JESUS porque ele pregava e batizava assim como ele.e a igreja no tempo de Paulo,ele mesmo repreendeu severamente porque uns se diziam de Apolo e outros de Paulo.qual foi a palavra dele?mesmo que vc conheça esse trecho leia de novo com o coração aberto para ouvir a voz de DEUS.Tenho certeza que a sua preocupação é com a seriedade da palavra.Naõ dÊ ouvido a opinião dos outros procure vc mesmo conhecer uma igreja da visão celular e peça ao Espirito Santo para falar com vc, foi assim que eu fiz. a minha igreja não
prega a teoria da prosperidade.mas a salvação,reino de Deus e sua justiça.lá nós temos pessoas que vieram inclusive da assembléia e foram ao encontro e viram que não
é nada disso que falam por aí.
quero te dar um conselho visita uma celula e vá ao encontro e tire vc mesmo a sua conclusão não fica repetindo o que as pessoas dizem a + ou - 10 anos da visão celular muitos que conheceram mudaram de opinião inclusive o Silas Malafaia. se não fosse de Deus já teria passado.
Outra coisa a pastora Valnice Milhomens é mulher de Deus,não falem mal dos profetas de Deus. Honrem quem Deus tem levantado,se fossem falsos profetas Deus já teria revelado,mas pelo contrario
Deus só tem exaltado esses pastores de forma poderosa e eles são de uma humildade extraordinaria.
São criticados pq pregam santidade e transformação de carater,transparencia.as igrejas tão cheia de crentes que vestem mascaras e capas de super crentes,são os bonitinhos que sentam no banco da igreja mas o coração e a mente são carnais.
Espero que vc mude de ideia, sinceramente,um abraço.

Alex Esteves da Rocha Sousa disse...

Simone,

Respeito sua fé, e, sinceramente, acredito que Deus pode estar realizando algo em sua vida. Não sou radical. Não creio que precise ir ao "encontro" para ter uma impressão melhor dele. Se nós tivéssemos que experimentar tudo na vida a fim de termos uma percepção crítica, não daria certo. Só o fato de o "encontro" ser fechado a seus frequentadores não combina com o Evangelho. Só sabe o que nele acontece quem dele participa. Isso não está certo. Mesmo assim, ficamos sabendo de muitas coisas, e é nelas que me baseio. Não concordo mesmo com René Terranova. Para mim, ele, Valnice Milhomens e tantos outros podem até ser salvos, não é isso o que discuto. O problema é que desvirtuam a essência do Evangelho.

Anônimo disse...

Eu nunca vi tanta bobagem em tão poucas palavras. Você sentou na cadeira de Moisés e se sente juíz? Meu querido, pesquise melhor as duas partes e deixe de ser papagaio de religiosos hipócritas. Não precisamos de mais divisão. Crie uma nova denominação: Igrela HUMANISTA JUÍZES DE CRISTO. A nossa teologia está ultrapassada há mais de 40 anos. Acorda pra Jesus, meu filho e coloque algo que edifique... Que Deus te dê sabedoria e VISÃo do alto!!! Shalom.

Anônimo disse...

Eu nunca vi tanta bobagem em tão poucas palavras. Você sentou na cadeira de Moisés e se sente juíz? Meu querido, pesquise melhor as duas partes e deixe de ser papagaio de religiosos hipócritas. Não precisamos de mais divisão. Crie uma nova denominação: Igrela HUMANISTA JUÍZES DE CRISTO. A nossa teologia está ultrapassada há mais de 40 anos. Acorda pra Jesus, meu filho e coloque algo que edifique... Que Deus te dê sabedoria e VISÃo do alto!!! Shalom. Será que vc publicará...?

Alex Esteves da Rocha Sousa disse...

Anônimo,

Você é muito mal-educado, mas vou lhe responder. A forma deselegante como você escreve demonstra a fraqueza de sua confiança no que diz acreditar. A ofensa é a arma de quem não tem segurança no que diz. Eu tenho plena certeza do que escrevi sobre o seu "apóstolo", e só não escrevo mais sobre ele e seu movimento porque tenho ocupado meu tempo com coisas de que gosto mais, embora saiba que existem homens de Deus que pesquisam com maior profundidade sobre essas heresias e fazem bons trabalhos apologéticos. Você deveria saber que a proibição de julgar (como em Mt 7.1) se refere a questionar a motivação das pessoas, e não tem nada a ver com a importante capacidade de discernir todas as coisas, que Paulo diz ser atributo do homem espiritual. Se você for um homem espiritual, saberá disso.
Alex.

Evandro Rocha disse...

Boa noite. Vou falar o que penso disto tudo. O problema é que estão levando o cristianismo, o protestanismo como religião e criticando coisas das quais não têm conhecimento sólido. Não estou defendendo ninguém, apenas me pronunciando. Frequento uma igreja que segue o modelo dos 12 (M12, G12, como queiram), mas não servimos ao Rene, Silas, João ou homem algum, servimos a Cristo. Por que adotamos o G12? Em vista do que ocorre em 99,9% das igrejas, as pessoas chegam carentes, vazias, desencorajadas e sem esperança e, quando são percebidas, muitas vezes são julgadas...se sentem acoadas e nunca mais retornam, perdendo a oportunidade de conhecer e servir a Cristo. Compreendo que é difícil para os pastores estarem juntos com todas as ovelhas. Os grupos dos 12 são assim chamados porque geralmente se dividem para acolher, apoiar, estudar juntos a palavra com os visitantes e novos convertidos e os que estiverem dando seus primeiros passos na fé. Mas somente 12 pessoas seriam salvas? Não, mas se cada um se impuser a auxiliar 12 pessoas seria mais viável, pois é mais fácil para manter um contato mais proximo e frequente, pois senao teriamos a mesma dificuldade que os pastores têm. Mas nos reunimos, pois, ao contrario do que acontece em muitas igrejas, nós preservamos a amizade, nos reunimos, saimos para evangelizar, fazemos congressos... Nossa meta é ganhar vidas para Jesus, Consolidá-las para que não se desviem, Prepará-las para a nova vida que têm junto ao Senhor Jesus e não virem a se desviarem, e enviá-los a pregar o evangelho de Deus. Não se é cobrado dinheiro algum por isso. Não vendemos fé, salvação, doutrina...não criamos livros, pregamos apenas o que está na Bíblia. Não pregamos contra metodologia de outras denominações nem apelamos para que, após firmados no evangelho, as vidas ganhas e consolidadas fiquem conosco, apenas oramos e os apoiamos para permanecerem com cristo. Desta forma nós, membros, nos tornamos amigos, contamos uns com outros, tiramos dúvidas, conversamos e temos a união que não existe em 99,9% das denominações. E estimulamos a fé em Cristo.
Eu fico triste quando há pronunciamentos críticos quanto a certos meios de ganhar vidas para Cristo sem sugerirem algo mais "correto e eficaz". Fiquem todos na Paz do nosso senhor Jesus Cristo.

Meu povo perece por falta de conhecimento disse...

A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR IRMÃO ALEX!

ESTÁ ESCRITO NO LIVRO DO PROFETA ISAÍAS 56.8-12

" ASSIM DIZ O SENHOR JEOVÁ, QUE AJUNTA OS DISPERSOS DE ISRAEL: AINDA AJUNTAREI OUTROS AOS QUE JÁ SE AJUNTARAM.

VÓS TODOS OS ANIMAIS DO CAMPO TODAS AS FERAS DOS BOSQUES, VINDE COMER.

TODOS OS SEUS ATALAIAS SÃO CEGOS, NADA SABEM; TODOS SÃO CÃES MUDOS, NÃO PODEM LADRAR; ANDAM ADORMECIDOS, ESTÃO DEITADOS E AMAM O TOSQUENEJAR.

E ESTES CÃES SÃO GULOSOS, NÃO SE PODEM FARTAR; E ELES SÃO PASTORES QUE NADA COMPREENDEM; TODOS ELES SE TORNAM PARA O SEU CAMINHO, CADA UM PARA SUA GANÂNCIA, CADA UM POR SUA PARTE.

VINDE, DIZEM ELES, TRAREMOS VINHO E BEBEREMOS BEBIDA FORTE; E O DIA DE AMANHÃ SERÁ COMO ESTE E AINDA MAIOR E MAIS FAMOSO."

NO LIVRO DE PROVÉRBIOS, TAMBÉM COMPLEMENTA O ASSUNTO ABORDADO:

"O INFERNO E A PERDIÇÃO NUNCA SE FARTAM, E OS OLHOS DO HOMEM NUNCA SE SATISFAZEM.

PASTORES PROCURA CONHECER O ESTADO DAS TUAS OVELHAS; PÕE O TEU CORAÇÃO SOBRE O GADO.

PORQUE AS RIQUEZAS NÃO DURAM PARA SEMPRE; E DURARIA A COROA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO?" (27.20,23-24)

E TODOS NÓS SABEMOS, DE QUE NADA ADIANTA ESSES PASTORES GANHAREM MILHARES E MILHARES DE ALMAS PARA O NOSSO SENHOR. SENDO QUE A PRÓPRIA ALMA DELES IRÃO PARA O INFERNO.

PORÉM, VOCÊ PODE TER A CERTEZA MEU IRMÃO AMADO QUE NO GRANDE DIA DO JUÍZO FINAL, ELES CHORARÃO E CLAMARÃO: "MAS SENHOR, EM TEU NOME EU EXPULSEI, EU CUREI, EU LIBERTEI, EU AJUDEI ETC. ETC... QUE NADA ADIANTARÁ, PORQUE AO TOCAR DA TROMBETA DEUS LEMBRARÁ DE SUS MAUS FEITOS E SOBRE ELES DERRAMARÁ SUA IRÁ."



Fale comigo!

Gostaria de estabelecer contato com você. Talvez pensemos a respeito dos mesmos assuntos, e o diálogo é sempre bem-vindo e mais que necessário. Meu e-mail é alexesteves.rocha@gmail.com. Você poderá fazer sugestões de artigos, dar idéias para o formato do blog, tecer alguma crítica ou questionamento. Fique à vontade. Embora o blog seja uma coisa pessoal por natureza, gostaria de usar este espaço para conhecer um pouco de quem está do outro lado. Um abraço.

Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

Arquivo do blog

Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.