Os jovenzinhos não usam a expressão "virar o disco" porque simplesmente não conheceram os discos que tinham músicas nos dois lados, como o compacto e o Long Play. Mas, de qualquer maneira, dá para entender que virar o disco é mudar de assunto ou de perspectiva.
Tenho notado que meus assuntos vêem se repetindo demais. É importante ler coisas diferentes e estar disposto a situações novas, aprender algo inusitado - para mim, inusitada seria qualquer coisa que não fosse ler, porque é só isso o que eu faço, e não faço muito, infelizmente.
Já penso em deixar um pouco de lado minha preocupação excessiva com as pregações emocionalistas e triunfalistas que há por aí. Besteiras a gente ouve o tempo inteiro, e isso cansa muito.
O problema não são os irmãos que foram ensinados de modo errado, mas os falsos mestres, que negam o senhorio de Cristo e ensinam "heresias destruidoras" - para usar uma alusão petrina.
É cansativo combater heresias quando elas tomam o poder, e quando as pessoas se alegram com elas. Se os falsos ensinos se limitassem a outros arraiais, não seria tão ruim para nós, porque teríamos apoio de dentro. A questão é que existem certamente inúmeros crentes cansados dentro de igrejas cujos pastores mudaram de idéia, de discurso e de prática, porque querem açambarcar o maior número possível de membros, o maior prestígio e maiores somas de dinheiro.
Sei que não podemos perder a esperança, mas dá para cuidar um pouco mais da mente, se não a gente fica confuso demais, o que é ruim para a saúde. Note que as pessoas tolas são felizes, e que só as pessoas com alguma profundidade entram em depressão. Eu nunca soube de um idiota ficar deprimido, e os melhores poetas são tristes.
Se combato o erro doutrinário que afasta ou nega sutilmente a mensagem da Cruz, por outro lado preciso vencer a mim mesmo, porque sou pecador, tenho limitações e defeitos terríveis. Que isso não signifique tolerância para com o erro, nem conformismo, nem acomodação, tampouco covardia ou nutrição de interesses escusos - há que se ter equilíbrio, perseverança, cuidado da espiritualidade e da saúde emocional, confiança e esperança em Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário