terça-feira, 11 de março de 2008

Ortodoxia, teologia, doutrina e heresia

Ortodoxia é o nome que se dá a uma doutrina - ou conjunto de doutrinas - quando considerada bíblica.
Teologia é uma corrente de pensamento sobre a Palavra de Deus. Pode ser bíblica ou não, liberal ou "ortodoxa", ou ainda "neo-ortodoxa".
Doutrina é um conjunto de crenças de um grupo eclesiástico. Pressupõe uma posição teológica, sistematizada ou não.
Heresia é um ensino considerado não ortodoxo.
Tudo isso é muito mais complexo do que se imagina:
O que eu considero ortodoxo pode ser heterodoxo para meu irmão de outra igreja ou corrente teológica. E vice-versa.
A doutrina, embora fundada numa visão teológica, não raro se divorcia da Palavra de Deus, e os mais fracos precisam se ajustar ao dogma em prol da comunidade, da submissão aos líderes, da humildade de servo.
Heresia pode ser um conceito político. O "herege" pode ser, na verdade, uma pessoa inteligente, que enxerga além da mediocridade; ou uma pessoa combativa, que não aceita ensinos e práticas deturpadas. Chamam-no de herege porque ele é um perigo para os poderosos - registre-se que existem os hereges no sentido do falso ensino, mas também existem os hereges no sentido político. Quero ser bem entendido, se é que alguém vai ler isso!

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Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

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Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.