segunda-feira, 5 de maio de 2008

Devocional e culto doméstico

Vamos admitir: é difícil manter um devocional diário, bem como um culto doméstico, porque essas coisas exigem disciplina. Enquanto as refeições são feitas naturalmente, pela necessidade orgânica, tanto o devocional como o culto doméstico precisam ser um hábito da pessoa e da família, pois as conseqüências, embora certas, podem demorar a chegar.
Conquanto essas práticas precisem do estabelecimento de um costume cotidiano, sua ausência causa a desnutrição espiritual. Ninguém morre de fome por não se alimentar durante alguns dias - dependendo do organismo -, mas a fome é instantânea, e dói. Quanto às práticas devocionais, a pessoa pode viver dias e meses sem ler a Bíblia nem orar, mas a morte espiritual vai se avizinhando, e a fome moral e espiritual começa a manifestar seus sintomas.
Sem o momento de encontro particular com Deus, vai se tornando cada vez mais difícil resistir ao diabo e não cair em tentação. A freqüência aos cultos começa a ser um motivo de enfado. A murmuração passa a ser uma constante. O Reino de Deus vai perdendo espaço no coração, ao passo que o mundo ganha vantagem, com seus prazeres falando alto aos instintos. Sem os instantes de conversação com Deus, nossa mente passa a avaliar mal os fatos e a própria vida, enquanto o necessário equilíbrio cede lugar à confusão.
Viver bem nesse mundo é impossível sem a habitação do Espírito no coração. As pesadas estruturas econômicas, sociais e políticas querem dominar as vidas das pessoas. O pecado campeia em todas as sociedades. O errado parece certo, e o certo parece errado. Os escândalos no seio da Igreja colaboram para um cenário de grande desequilíbrio emocional. As relações socias, interpessoais e profissionais demandam sabedoria e bom senso. Os problemas são muitos, e nossa debilidade é enorme. Precisamos de Deus, revelado em Cristo.
Para o bem de nossas vidas, devemos ajoelhar e conversar com o SENHOR. Devemos ler um texto bíblico e meditar nele. Não precisa ser por muito tempo, alguns minutos são suficientes. Precisamos falar com Deus e ouvir a Deus.

Nenhum comentário:



Fale comigo!

Gostaria de estabelecer contato com você. Talvez pensemos a respeito dos mesmos assuntos, e o diálogo é sempre bem-vindo e mais que necessário. Meu e-mail é alexesteves.rocha@gmail.com. Você poderá fazer sugestões de artigos, dar idéias para o formato do blog, tecer alguma crítica ou questionamento. Fique à vontade. Embora o blog seja uma coisa pessoal por natureza, gostaria de usar este espaço para conhecer um pouco de quem está do outro lado. Um abraço.

Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

Arquivo do blog

Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.