Se o leitor está acompanhando nossos estudos no Livro de Apocalipse, deve ter observado que João afirma conceitos, episódios ou profecias do Antigo e Novo Testamentos. Isso é importante observar.
Só em 1.1-8, há remissões possíveis a, pelo menos, Êxodo, Salmos, Daniel, Zacarias, Mateus, Marcos, Lucas, João e I Pedro. É com muita lucidez que o apóstolo trabalha essas idéias. Ele estava mesmo sob inspiração do Espírito Santo.
Lembremo-nos de que João era pescador. Tendo ele escrito o Evangelho que leva seu nome, três Cartas e o Apocalipse, creio que ele em algum momento se debruçou sobre os livros, porque o conhecimento filosófico que ele demonstra sobre o Logos é algo extraordinário - bem, eu sei que isso o Espírito Santo pode conceder sem estudo, mas suponho que João adquiriu conhecimento das filosofias de então. Isso parece claro quando ele refuta a idéia de Fílon quanto ao Logos ser uma substância impessoal. João afirma que o Logos é Deus, que Ele encarnou e esteve entre nós...
Mas estamos agora com o Apocalipse. Veremos, ao longo desse estudo, que João demonstra profundo entendimento das Escrituras, ao passo que emprega uma linguagem rica em símbolos e numerologia judaica, sem fazer com que o texto perdesse o poder de comunicação a todos os povos.
João irá, ainda, trabalhar Ezequiel, deixando a impressão de que se inspirou nesse profeta para escrever o Apocalipse.
Creio que o estudo do Apocalipse vai nos enriquecer muito. Só essas alusões a outros autores bíblicos já nos ajudam a empreender uma aproximação mais serena ao Livro.
Que Deus continue nos abençoando.
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