quinta-feira, 8 de maio de 2008

Estudos no Apocalipse - textos bíblicos referidos por João em Ap 1.1-8

Se o leitor está acompanhando nossos estudos no Livro de Apocalipse, deve ter observado que João afirma conceitos, episódios ou profecias do Antigo e Novo Testamentos. Isso é importante observar.
Só em 1.1-8, há remissões possíveis a, pelo menos, Êxodo, Salmos, Daniel, Zacarias, Mateus, Marcos, Lucas, João e I Pedro. É com muita lucidez que o apóstolo trabalha essas idéias. Ele estava mesmo sob inspiração do Espírito Santo.
Lembremo-nos de que João era pescador. Tendo ele escrito o Evangelho que leva seu nome, três Cartas e o Apocalipse, creio que ele em algum momento se debruçou sobre os livros, porque o conhecimento filosófico que ele demonstra sobre o Logos é algo extraordinário - bem, eu sei que isso o Espírito Santo pode conceder sem estudo, mas suponho que João adquiriu conhecimento das filosofias de então. Isso parece claro quando ele refuta a idéia de Fílon quanto ao Logos ser uma substância impessoal. João afirma que o Logos é Deus, que Ele encarnou e esteve entre nós...
Mas estamos agora com o Apocalipse. Veremos, ao longo desse estudo, que João demonstra profundo entendimento das Escrituras, ao passo que emprega uma linguagem rica em símbolos e numerologia judaica, sem fazer com que o texto perdesse o poder de comunicação a todos os povos.
João irá, ainda, trabalhar Ezequiel, deixando a impressão de que se inspirou nesse profeta para escrever o Apocalipse.
Creio que o estudo do Apocalipse vai nos enriquecer muito. Só essas alusões a outros autores bíblicos já nos ajudam a empreender uma aproximação mais serena ao Livro.
Que Deus continue nos abençoando.

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Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

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Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
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Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.