sexta-feira, 2 de maio de 2008

Por que não sou "neopentecostal"*

Não sou "neopentecostal"

  • Porque não concordo em usar o nome de Jesus como amuleto. Isso é fetichismo, paganismo, misticismo.
  • Porque não creio que verbalizar coisas que eu quero seja o caminho para alcançá-las. Isso é coisa do Hinduísmo.
  • Porque não devo tomar posse do que não me foi prometido.
  • Porque entendo que a mensagem fundamental da Bíblia é que Jesus Cristo morreu para me salvar dos meus pecados.
  • Porque não uso passagens do Antigo Testamento para justificar atos provocados pela minha subjetividade.
  • Porque não entendo que a fé seja uma disposição mental positiva, apta a ativar o poder de Deus mecanicamente a meu favor ou a benefício de quem quer que seja. Ao contrário, a fé bíblica é confiança na Palavra de Deus.
  • Porque não entendo que o fato de Deus ter criado o mundo pela palavra do Seu poder significa que Ele tenha usado a confissão positiva. Nem entendo que eu possa imitá-lo, como se tivesse uma fé "do tipo de fé que Deus tem". Aliás, Deus não precisa de fé.
  • Porque sei que Deus é Soberano para curar e para não curar, para me dar e para não me dar, para me abençoar da maneira que eu quero, e me abençoar de outra maneira.
  • Porque sei que milagres são a exceção, e não a regra.
  • Porque sei que os dons espirituais servem para a edificação coletiva da Igreja, e não para o ufanismo nem para o personalismo.
  • Porque sei que não existem mais apóstolos nem profetas, o que difere do exercício do dom de profecia.
  • Porque sei que a revelação escriturística não merece reparos nem acréscimos.
  • Porque valorizo o estudo sistemático da Bíblia, bem como o ensino e o estabelecimento de confissões e credos.
  • Porque Jesus Cristo está acima de minhas pretensões materiais, políticas, emocionais e físicas.
  • Porque considero que a música nos cultos deve ser usada para adorar a Deus, e não para entronizar o Ser Humano.
  • Porque a mensagem cristã fala primeiro ao pecador, e depois ao sofredor. Nessa ordem, necessariamente.

  • * Termo usado aqui indistintamente, embora eu saiba que o rótulo Neopentecostalismo seja limitado para abranger tantas tendências diferentes. É só um esforço de síntese.

Um comentário:

Henrique Andrade disse...

É muito bom ver essa relação de argumentos, bem fudanamentados e de acordo com a palavra de Deus. Ultimamente temos visto tantas mensagens em que o objetivo principal não é glorificar a Cristo e nem arrancar as almas das garras de satanás, mas graças a Deus que ainda há mensagens vivas e poderosas em que podemos sentir a unção do Espírito Santo



Fale comigo!

Gostaria de estabelecer contato com você. Talvez pensemos a respeito dos mesmos assuntos, e o diálogo é sempre bem-vindo e mais que necessário. Meu e-mail é alexesteves.rocha@gmail.com. Você poderá fazer sugestões de artigos, dar idéias para o formato do blog, tecer alguma crítica ou questionamento. Fique à vontade. Embora o blog seja uma coisa pessoal por natureza, gostaria de usar este espaço para conhecer um pouco de quem está do outro lado. Um abraço.

Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

Arquivo do blog

Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.