Quem são os homens e mulheres que a sociedade brasileira ouve? A quem nós estamos seguindo? Que filosofia, teologia ou ideologia esses "profetas" pregam?
Há uma filosofia disseminada nas rodas de cerveja e programas de TV, a filosofia do Zeca Pagodinho, que profetiza o "deixa a vida me levar". Será essa a filosofia a seguir? Será que eu posso viver sem compromisso com a vida, como se as coisas pudessem transcorrer irresponsavelmente? Uma sociedade regada a cerveja e boa-vida tem futuro?
A senhora Xuxa Meneghel chegou a ser censurada em público pelo então Ministro José Serra, que havia dito, com acerto, que a Xuxa era um mau exemplo para as jovens, por divulgar sua "produção independente". Infelizmente, Serra pediu desculpas, quando deveria manter a posição. A "profetisa" Xuxa prossegue ensinando que se pode dar à luz uma criança sem o estabelecimento de uma união familiar nos moldes bíblicos.
R.R.Soares ensina que a fé é uma atitude positiva que desperta o poder de Deus em favor do indivíduo, a partir da verbalização ou "confissão", como se fosse, na verdade, um passe de mágica, com vistas à obtenção de curas e milagres. Ensina ainda que os crentes podem tomar posse de bênçãos que já teriam sido concedidas por Deus por meio de Sua Palavra, o que difere do simples pedido em oração, pois pressupõe a determinação, no aspecto imperativo de trazer à existência. Nada disso não é bíblico de jeito nenhum, pois a fé consiste em confiança na Palavra de Deus, e pronto.
Edir Macedo e seus imitadores ensinam na prática que a Bíblia (especialmente o Antigo Testamento) pode ser usada como autorização para experiências dramáticas as mais diversas, como se a Bíblia fosse um livro de mero registro de experiências do passado, para fundamentar experiências supostamente espirituais com o Deus de Israel, em todos os tempos. Ensinam também que os filhos de Deus têm direitos a reivindicar, no que toca à família, sucesso financeiro, profissional e empresarial e aumento do patrimônio e renda. É o evangelho materialista que atende às demandas egocêntricas da Modernidade.
Há muitos outros "profetas" espalhados por aí. Depois eu vejo se escrevo sobre mais alguns deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário