quarta-feira, 30 de abril de 2008

Os "profetas" do nosso tempo

Quem são os homens e mulheres que a sociedade brasileira ouve? A quem nós estamos seguindo? Que filosofia, teologia ou ideologia esses "profetas" pregam?
Há uma filosofia disseminada nas rodas de cerveja e programas de TV, a filosofia do Zeca Pagodinho, que profetiza o "deixa a vida me levar". Será essa a filosofia a seguir? Será que eu posso viver sem compromisso com a vida, como se as coisas pudessem transcorrer irresponsavelmente? Uma sociedade regada a cerveja e boa-vida tem futuro?
A senhora Xuxa Meneghel chegou a ser censurada em público pelo então Ministro José Serra, que havia dito, com acerto, que a Xuxa era um mau exemplo para as jovens, por divulgar sua "produção independente". Infelizmente, Serra pediu desculpas, quando deveria manter a posição. A "profetisa" Xuxa prossegue ensinando que se pode dar à luz uma criança sem o estabelecimento de uma união familiar nos moldes bíblicos.
R.R.Soares ensina que a fé é uma atitude positiva que desperta o poder de Deus em favor do indivíduo, a partir da verbalização ou "confissão", como se fosse, na verdade, um passe de mágica, com vistas à obtenção de curas e milagres. Ensina ainda que os crentes podem tomar posse de bênçãos que já teriam sido concedidas por Deus por meio de Sua Palavra, o que difere do simples pedido em oração, pois pressupõe a determinação, no aspecto imperativo de trazer à existência. Nada disso não é bíblico de jeito nenhum, pois a fé consiste em confiança na Palavra de Deus, e pronto.
Edir Macedo e seus imitadores ensinam na prática que a Bíblia (especialmente o Antigo Testamento) pode ser usada como autorização para experiências dramáticas as mais diversas, como se a Bíblia fosse um livro de mero registro de experiências do passado, para fundamentar experiências supostamente espirituais com o Deus de Israel, em todos os tempos. Ensinam também que os filhos de Deus têm direitos a reivindicar, no que toca à família, sucesso financeiro, profissional e empresarial e aumento do patrimônio e renda. É o evangelho materialista que atende às demandas egocêntricas da Modernidade.
Há muitos outros "profetas" espalhados por aí. Depois eu vejo se escrevo sobre mais alguns deles.

Nenhum comentário:



Fale comigo!

Gostaria de estabelecer contato com você. Talvez pensemos a respeito dos mesmos assuntos, e o diálogo é sempre bem-vindo e mais que necessário. Meu e-mail é alexesteves.rocha@gmail.com. Você poderá fazer sugestões de artigos, dar idéias para o formato do blog, tecer alguma crítica ou questionamento. Fique à vontade. Embora o blog seja uma coisa pessoal por natureza, gostaria de usar este espaço para conhecer um pouco de quem está do outro lado. Um abraço.

Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

Arquivo do blog

Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.