Estou trabalhando num estudo sobre I Pe 3.19 e seguintes, para este blog. Fiz um texto básico, mas preciso pesquisar mais, e ainda não tive coragem de publicar. Pelo pouco que pensei e vasculhei já percebi que a passagem é profunda e demasiado difícil para um exame simplista, marcado pela subjetividade, pelo "achismo".
Não se faz teologia facilmente. Preciso pesquisar alguma coisa mais densa, correntes teológicas, autores, dados históricos da passagem, o que os Pais da Igreja pensavam a respeito, alguma informação exegética, algo que os estudiosos do grego possam apontar.
Creio que precisamos de mais teologia de peso no Brasil, mais teologia bíblica, mais exegese. Tenho ainda poucos subsídios, mas quero adquiri-los com o tempo. Não me conformo em me tornar simplesmente um crítico da situação da Igreja.
Gostaria de fazer teologia com profundidade, com técnica. Tenho a certeza de que a Bíblia é riquíssima, fornecendo-nos verdades maravilhosas, que precisam ser buscadas, garimpadas. A sabedoria de Deus é tão grande que é um pecado não buscá-la, não percebê-la, não querê-la.
O próprio texto bíblico oferece motivo de satisfação abundante, e respostas à mente e ao coração. É isso o que me move a estudar cada vez mais.
Portanto, para quem lê o que escrevo aqui, digo que estou preparando esse estudo, mas com um pouco mais de cuidado, pois as dificuldades que o texto apresenta não podem ser desmerecidas - antes, enfrentadas.
Um comentário:
Um ótimo texto este. Precisamos ler novamente para entender melhor. Todo crente precisa se apronfundar nos estudos da bíblia cada vez mais para sentir o gozo dos céu, para darmos mais lugar a Deus a fim de sermos mais usados em sua seara.
Luiza e Gilberto. 18/06/08
Postar um comentário