domingo, 7 de março de 2010

A barbárie num país sem lei

Li há pouco artigo de Elio Gaspari na Folha de São Paulo sobre o que chama de "masmorras de Hartung"*. Ele se refere ao caos implantado no sistema prisional do Espírito Santo - governado por Paulo Hartung, do PMDB -, comentando que no próximo dia 15 de março a ONU discutirá um relatório acerca de violações de direitos humanos naquele Estado.
No artigo, o autor dispõe o link do relatório, onde se encontram fotografias de presos esquartejados. São as piores fotos que já vi em toda a minha vida: pedaços de carne humana em caixas, partes de corpos no chão, um horror, um atentado à dignidade humana. Não consegui ver todas as imagens.
Eu sei que no Espírito Santo presos ficam em contêineres, chamados de micro-ondas, como Elio Gaspari reportou. Ele também diz que naquele Estado há 7.000 presos em 26 cadeias, com superlotação de 1.800 pessoas. A situação é gravíssima, aviltante e descontrolada.
Do que eu lembro? Do episódio narrado em Jz 19-21 sobre as razões da "guerra benjamita". Vejamos:
Um homem levita acabara de se reconciliar com sua mulher e voltava com ela da casa do sogro, em Belém de Judá (onde Jesus nasceria séculos mais tarde). Durante a viagem, o homem não quis pousar em Jebus (depois Jerusalém), por não ser, naquela época, uma cidade israelita. Foram, então, ele, sua mulher e seu servo, a Gibeá, no território de Benjamim.
Lá, contrariando-se a antiga lei da hospitalidade, ou lei do asilo, ninguém lhes deu guarida, exceto um homem idoso que, na verdade, era de Efraim.
À noite, foram os homens gibeonitas bater à porta do velho efraimita para abusar sexualmente do forasteiro. À semelhança de Ló (Gn 19.8), e para cumprir o costume da hospitalidade, o anfitrião ofereceu sua filha virgem e a mulher do hóspede, para impedir que o homem fosse violentado...Sendo assim, a mulher foi lançada à rua, abusada durante toda a noite, e de manhã caiu morta em frente à casa em que estava seu marido.
Por causa disso, em forma de protesto, o levita, já estando em casa, despedaçou o corpo de sua mulher em doze pedaços e os enviou às Doze Tribos de Israel, a fim de que todos vissem o que acontecera (como veio a fazer Saul em I Sm 11.7, com juntas de bois, para conclamar o povo à guerra contra os amonitas).
O resultado foi uma guerra entre Benjamim e as Tribos restantes, o que quase veio a exterminar a Tribo dos benjamitas. E tudo isso ocorreu por causa de um abuso sexual, bem parecido com aquele tentado pelos homens de Sodoma contra os anjos que foram livrar a família de Ló da destruição.
Em Jz 21.25, o escritor fornece um claro resumo: "Naqueles dias não havia rei em Israel: cada um fazia o que achava mais reto".
Os israelitas não tinha "rei", e por isso havia um relativismo moral, uma lacuna, uma desordem, uma ética situacionista, uma anomia total. Cada um fazia o que lhe parecia melhor. Hoje, para o nosso País, não precisamos de rei, mas de lei. As leis existem, mas não são cumpridas como deveriam. Existem a impunidade, a desídia e uma Constituição muito bonita, mas pouco observada. Temos lei, mas vivemos como se não a tivéssemos. E no Estado do Espírito Santo isso foi levado ao extremo, como vimos acima, com presos mortos e esquartejados dentro do sistema prisional, que o deveria proteger ao menos em sua integridade física e dignidade.
O que faz o Governo Federal? O que faz o Ministério da Justiça? Não dá audiência cuidar de presos? Não é eleitoralmente vantajoso tomar medidas que favoreçam o aparelho judiciário e prisional? Vai continuar assim? É normal, faz parte da vida deixar que essas coisas persistam? Até quando os corpos desses homens terão que clamar contra a nossa injustiça?

*O texto é "As masmorras de Hartung aparecerão na ONU".





2 comentários:

João Armando disse...

Essa passagem de Juízes sempre foi uma das que mais me intrigou na Bíblia. Sempre me perguntei por que O Espírito Santo inspirou o registo daquilo. A única conclusão a que chego é que foi para demonstrar a maldade da humanidade e a hediondez do pecado. É o que na teologia reformada chamamos de "depravação total" - que, ao contrário da crença popular, não ensina que todos os seres humanos são tão ruins quanto poderiam ser, mas que todos, igualmente, são inúteis perante Deus, quanto a agradá-lo, e que suas melhores obras são trapos de imundícia, detestáveis e corruptos. Com respeito ao estado das coisas naquele estado da federação, oxalá doravante, após a publicação dos fatos e a ciência da ONU, alguma providência seja tomada.

Alex Esteves da Rocha Sousa disse...

João:

Gostei do "registo", palavra que existe, mas que parece ter sido substituída por muitos pela também existente "registro".
Bom português!

Alex.



Fale comigo!

Gostaria de estabelecer contato com você. Talvez pensemos a respeito dos mesmos assuntos, e o diálogo é sempre bem-vindo e mais que necessário. Meu e-mail é alexesteves.rocha@gmail.com. Você poderá fazer sugestões de artigos, dar idéias para o formato do blog, tecer alguma crítica ou questionamento. Fique à vontade. Embora o blog seja uma coisa pessoal por natureza, gostaria de usar este espaço para conhecer um pouco de quem está do outro lado. Um abraço.

Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

Arquivo do blog

Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.