quarta-feira, 16 de julho de 2008

A Operação Pecado Capital e os "evangélicos"

No dia 14 de julho, segunda-feira, enviei para o "site" www.ultimato.com.br um texto chamado O problema da subcultura evangélica, onde refleti sobre o fato de o grande número de evangélicos na cidade do Rio de Janeiro não fazer diferença em termos de transformação social. Entre outras coisas, disse que a ingerência de evangélicos no "mundo exterior" geralmente redunda em problemas...e infelizmente o noticiário tem destacado, desde ontem (15/07), a Operação Pecado Capital, em que diversas entidades evangélicas estariam envolvidas com o desvio de mais de 60 milhões de reais em verbas públicas...no Estado do Rio!
É certo que não são apenas igrejas evangélicas, havendo também associações de moradores, centros espíritas e outras tantas instituições. Mas a considerável quantidade de igrejas evangélicas assusta.
O "site" de O Globo tem a lista das Organizações Não-Governamentais (ONG´s) que integravam o esquema, segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (http://www.oglobo.com.br/servicos/pop_infografico.asp?p=/fotos/2008/07/15/tabela_ongs_cheques.gif&l=655&a=6764).
Constam nomes de Assembléias de Deus de vários ministérios, igrejas pentecostais, enfim, diversos grupos intitulados evangélicos. Um tal de Projeto Filipenses teria desviado mais de 6 milhões de reais, sozinho...
Peço que o leitor examine por si mesmo os links que menciono abaixo, para entender do que se trata. Em suma, por meio do programa Saúde em Movimento, a PRO-CEFET, entidade contratada sem licitação, teria repassado dinheiro ao Projeto Filipenses e à Alternativa Social, que por sua vez teriam entregue quantias enormes a cerca de 138 ONG´s. Essas entidades sacavam, com cheques, valores sempre abaixo de R$100.000,00 para não passar pelo crivo do COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras).
O esquema teria sido feito em 2005 e 2006, para beneficiar a pré-campanha presidencial de Garotinho. O casal Garotinho teve seus bens arrestados pela Justiça, havendo também o bloqueio de todos os valores que têm em instituições financeiras. Foram denunciados por desvio de verbas públicas e improbidade administrativa, com outras 32 pessoas.
Devemos acompanhar o caso. Estou repetindo o que li em jornais on line e assisti no Jornal Nacional. Mas precisamos desde já avaliar as coisas com discernimento, e entender de uma vez por todas que a inserção evangélica na sociedade está sendo a mais desastrada possível.
Adianto que não é o momento de pastores como Silas Malafaia e Jabes Alencar irem à televisão dizer que há perseguição da mídia contra os Garotinho e os evangélicos. Eu sou evangélico e não me sinto perseguido pela imprensa. Sinto-me perseguido pela tristeza em ver que o bom nome do Evangelho não tem sido empunhado por tanta gente que se diz cristã, e que só contribui para que a evangelização do Brasil seja cada vez mais difícil.
Fiquemos atentos. A justiça de Cristo não se coaduna jamais com a corrupção. Em vez de ideologias superficiais supostamente baseadas no Apocalipse, precisamos atentar para os fatos, para as coisas como elas se apresentam.
Informações podem ser consultadas no "site" do G1, do Jornal O Globo, e do Estadão.
garotinho_rosinha_gilson_cantarino-547276668.asp

Nenhum comentário:



Fale comigo!

Gostaria de estabelecer contato com você. Talvez pensemos a respeito dos mesmos assuntos, e o diálogo é sempre bem-vindo e mais que necessário. Meu e-mail é alexesteves.rocha@gmail.com. Você poderá fazer sugestões de artigos, dar idéias para o formato do blog, tecer alguma crítica ou questionamento. Fique à vontade. Embora o blog seja uma coisa pessoal por natureza, gostaria de usar este espaço para conhecer um pouco de quem está do outro lado. Um abraço.

Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

Arquivo do blog

Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.