terça-feira, 22 de abril de 2008

Heróis e vilões

As pessoas, especiamente os jovens, têm seus heróis. O cantor Cazuza disse, com acerto, que seus "heróis morreram de overdose", pois morreram disso mesmo.
Os heróis dos adolescentes de hoje são aqueles personagens monstruosos de desenhos animados ou jogos eletrônicos, com grande violência e ocultismo.
Os heróis de muitos jovens das favelas - que, por eufemismo, se chamam "comunidades" - são os traficantes de drogas, o Primeiro Comando da Capital, o Comando Vermelho, as múltiplas facções dos morros.
Acontece que o herói não dispensa o vilão. Assim, cabe perguntar: quem são os vilões para os adolescentes que apreciam monstros de filmes japoneses e estadunidendes? Será que eles não vêm os pais como vilões, porque estes determinam regras, horários, expedientes, enquanto os "heróis" ganham na força bruta?
E quem serão os vilões dos morros? Ah, essa é fácil: eles acham que os vilões são o governo e a polícia. Em suas músicas de funk e rappy, alguns enaltecem o crime e desprezam as autoridades. Aliás, ontem a Rede Record apresentou, no Repórter Record, uma boa reportagem sobre a apologia ao crime em músicas produzidas nas periferias de São Paulo e Rio de Janeiro. Lá, os vilões são as autoridades, ao passo que as substâncias entorpecentes são as heróinas - desculpem, mas não pude perder o trocadilho - como a maconha, a cocaína e outras tantas.
Para onde vai uma sociedade que cultiva heróis como esses, e que repele vilões como esses? Estamos, pois, diante de uma crise de autoridade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro amigo alex eu nao te conheço mais ja da pra ver q vc e uma pessoa bastante intelectual. Bem nao é sobre sua intelectualidade q estou aqui e sim pra te apresentar-lhe uma nova ou melhor dizendo omodo serto de se adorar ao Deus todo poderoso.
Sei q vc e muito esperto e vaime entender semme criticar oumesmo dizer,prontomais um fanaticome enchendo a pasciencia. Bem nao quero descutir religiao com vc so pesso a sua ajuda pra fazer estes evangelicos de hoje entender q so existe um ceu e um so Deus e este Deus e bem radical qundo disse ou segue a Cristo ou ao diabo.

Fale comigo!

Gostaria de estabelecer contato com você. Talvez pensemos a respeito dos mesmos assuntos, e o diálogo é sempre bem-vindo e mais que necessário. Meu e-mail é alexesteves.rocha@gmail.com. Você poderá fazer sugestões de artigos, dar idéias para o formato do blog, tecer alguma crítica ou questionamento. Fique à vontade. Embora o blog seja uma coisa pessoal por natureza, gostaria de usar este espaço para conhecer um pouco de quem está do outro lado. Um abraço.

Para pensar:

Um dos terríveis problemas da Igreja evangélica brasileira é a falta de conhecimento da Bíblia como um sistema coerente de princípios, promessas e relatos que apontam para Cristo como Criador, Sustentador e Salvador. Em vez disso, prega-se um "jesus" diminuído, porque criado à imagem de seus idealizadores, e que faz uso de textos bíblicos isolados, como se fossem amuletos, peças mágicas a serem usadas ao bel-talante do indivíduo.

Arquivo do blog

Bases de Fé

Creio:
Em um só Deus e na Trindade.
Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.
Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal e sua ascensão aos céus.
Na pecaminosidade do homem, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode salvá-lo.
Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.
No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.
No batismo bíblico em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.
Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus, através do poder do Espírito Santo.
No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo.
Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.
Na Segunda Vinda de Cristo.
Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo.
No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.
E na vida eterna para os fiéis e morte eterna para os infiéis.