Agora inventaram o tal do "adorador", em lugar do simples "cantor evangélico". Parece até que só ele adora a Deus, e que a adoração se restringe ao louvor musical.
Alguns músicos de igreja se denominam "levitas". Não há nada mais estranho: eles por acaso são descendentes de Levi? Por acaso cuidam do serviço sagrado do Tabernáculo ou do Templo construído por Salomão? Certamente não.
Uma expressão apropriada é "ministro de louvor", que se refere ao ministério (serviço) de entoar louvores a Deus na congregação. Isso, sim, tem lógica, como tem lógica ser chamado de cantor evangélico aquele que se lança ao mercado fonográfico com letras de cunho bíblico.
Com essa moda gospel, o cantor evangélico foi substituído pelo cantor gospel, e ainda criaram a figura especial do adorador...
As pessoas gostam de criar nomes para designar suas idéias inovadoras. Não se contentam com o básico, têm que inventar, e nessas invenções acabam errando.
Não bastasse, as letras das músicas gospel às vezes nada têm que ver com a Bíblia, mas são antropocêntricas, destacando o Ser Humano e seus anseios de "vitória". Que adorador é esse que exalta o Ser Humano? Que gospel é esse? Será que o termo evangélico ou gospel contenta-se com a simples inclusão do nome Jesus no meio da letra, só para justificar a classificação do estilo?
Não estou indo contra os ritmos, até sou bem compreensivo quanto a isso, pois sei que há as preferências musicais e a cultura local. Eu, por exemplo, detesto o estilo que chamam de "Sertanejo", mas como assembleiano tenho que ouvir duplas e mais duplas rasgando a garganta em duas vozes. Isso eu entendo.
O que eu rejeito são as letras pseudo-evangélicas, que buscam endeusar o Ser Humano ou se distanciam da Bíblia por outros motivos.
E, quer saber de uma? Dependendo da música, é mais nobre ouvir 14 Bis e Boca Livre do que Cassiane e Diante do Trono.
Tenho dito.
2 comentários:
Prezado irmão, não culpo aqueles que não têm esse entendimento; que cometem erros grosseiros de colocação, pois muitos destes são jovens e sempre ouviram assim dizerem. Na minha "opinião", os verdadeiros responsáveis são os Pastores (e eu sou um) que não se preocupam mais em avalisar os louvores selecionados para serem entoados nos cultos. Eles não se envolvem, deixam a critério do "Ministro de Louvor", que em alguns casos são neófitos e totalmente despreparados para o ministério. A quantidade de Pastores negligentes vem nuna crescente absurda e a ignorância a respeito de assuntos tão relevantes como adoração e outros ministérios vem perdendo espaço para as mensagens de prosperidade, cura interior e outras, que têm desviado a igreja de Cristo do seu verdadeiro foco, a salvação através de Jesus, o filho de Deus.
Levita é responsável por levar a arca do senhor ou seja a presença de Deus... estou lançando uma apostila que fala sobre Cantores, Levitas e Ministros de louvor, tal titulo é "A Essência da Adoração".
Meu nome é Luiz Fernando sou Levita não gosto que me chamem de Cantor sim Levita porque eu louvo e zelo pela obra do senhor o Levita ele cuida de seu ministério em tudo... deste lavar banheiro, louvar ou pregar Levita ele zela pela Obra de Deus por isso ele carrega consigo biblicamente a Arca do Senhor (Presença de Deus).
Graça e paz espero ter ajudado.
Facebook: Levita Luiz Fernando
Postar um comentário