As pessoas, especiamente os jovens, têm seus heróis. O cantor Cazuza disse, com acerto, que seus "heróis morreram de overdose", pois morreram disso mesmo.
Os heróis dos adolescentes de hoje são aqueles personagens monstruosos de desenhos animados ou jogos eletrônicos, com grande violência e ocultismo.
Os heróis de muitos jovens das favelas - que, por eufemismo, se chamam "comunidades" - são os traficantes de drogas, o Primeiro Comando da Capital, o Comando Vermelho, as múltiplas facções dos morros.
Acontece que o herói não dispensa o vilão. Assim, cabe perguntar: quem são os vilões para os adolescentes que apreciam monstros de filmes japoneses e estadunidendes? Será que eles não vêm os pais como vilões, porque estes determinam regras, horários, expedientes, enquanto os "heróis" ganham na força bruta?
E quem serão os vilões dos morros? Ah, essa é fácil: eles acham que os vilões são o governo e a polícia. Em suas músicas de funk e rappy, alguns enaltecem o crime e desprezam as autoridades. Aliás, ontem a Rede Record apresentou, no Repórter Record, uma boa reportagem sobre a apologia ao crime em músicas produzidas nas periferias de São Paulo e Rio de Janeiro. Lá, os vilões são as autoridades, ao passo que as substâncias entorpecentes são as heróinas - desculpem, mas não pude perder o trocadilho - como a maconha, a cocaína e outras tantas.
Para onde vai uma sociedade que cultiva heróis como esses, e que repele vilões como esses? Estamos, pois, diante de uma crise de autoridade.
Um comentário:
Caro amigo alex eu nao te conheço mais ja da pra ver q vc e uma pessoa bastante intelectual. Bem nao é sobre sua intelectualidade q estou aqui e sim pra te apresentar-lhe uma nova ou melhor dizendo omodo serto de se adorar ao Deus todo poderoso.
Sei q vc e muito esperto e vaime entender semme criticar oumesmo dizer,prontomais um fanaticome enchendo a pasciencia. Bem nao quero descutir religiao com vc so pesso a sua ajuda pra fazer estes evangelicos de hoje entender q so existe um ceu e um so Deus e este Deus e bem radical qundo disse ou segue a Cristo ou ao diabo.
Postar um comentário